Preste atenção aos grandes valores

Não há dúvidas de que prestar atenção a cada centavo gasto é importante. Adotar um estilo de vida frugal é certamente um componente importante para o sucesso em finanças pessoais. Como eu já mencionei em outras ocasiões, a única forma de acumular riqueza e atingir a independência financeira é gastar menos do que se ganha.

A frugalidade contribui diariamente para o seu sucesso, mas tomar decisões sábias nas aquisições de grande valor pode te ajudar a economizar uma quantia significativa em uma única tacada. Obviamente, você terá um número limitado de oportunidades na vida para comprar ou vender um carro ou uma casa.

Há cerca de 2 anos, eu e meu marido decidimos sair do aluguel e compramos nossa primeira casa. Na época, a aquisição foi efetuada levando em consideração os seguintes fatores:

  1. Eu tinha cerca de 43% do valor da aquisição em recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que poderiam ser utilizados como entrada na compra;
  2. A taxa de juros oferecida para a nossa faixa de renda foi bastante razoável, cerca de 8,6% ao ano;
  3. O valor da prestação ficou próximo ao valor do aluguel que pagávamos antes da mudança;
  4. O imóvel que encontramos atendia nossa lista de exigências: tamanho adequado, área externa e localização; e
  5. Nosso fluxo de caixa futuro indicava que seríamos capazes de liquidar a dívida em pouco tempo apesar de termos inicialmente contratado um financiamento por 20 anos;

Menos de 2 anos depois de termos nos mudado, já fizemos uma pagamento adicional e estamos considerando vender o imóvel para adquirir um maior no futuro. Com a valorização do mercado, o preço da avaliação do imóvel hoje é quase 60% superior ao preço que o compramos. Ainda considerando todo o gasto que tivemos com reforma e mobiliário planejado, estamos tendo um ganho de capital significativo.

Quando for tomar uma decisão de grande impacto financeiro, considere as seguintes orientações:

  • Saiba o que quer antes de começar. Considere as suas necessidades e avalie o impacto da aquisição na sua vida. Se você mudar para um bairro afastado, pode ser que precise de um segundo carro ou pelo menos mudar seus horários.
  • Estabeleça um orçamento. O que quer que estiver comprando, estabeleça um limite para o quanto pode gastar e não esqueça dos custos acessórios (impostos, custos de cartório, seguro, etc.).
  • Faça uma escolha informada. Estude. Leia revistas especializadas. Informe-se.
  • Compare preços. No mesmo bairro, estivemos vendo imóveis semelhantes com preços entre R$150 mil e R$234 mil. 
  • Faça a aquisição de forma consciente. Nunca compre de grande porte por impulso.
  • Proteja o seu investimento. Se estiver comprando uma casa ou um carro, considere a necessidade de um seguro.

Boa sorte na sua próxima aquisição!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu