Metas para 2020

Metas para 2020

Dos respondentes da pesquisa incluída no meu post anterior, 78% responderam que estabeleceram resoluções de ano novo, e as duas resoluções mais populares foram: guardar dinheiro e viajar mais.

A pergunta agora é como manter essas resoluções ao longo de 2020. Existe uma diferença entre uma resolução de ano novo e uma meta. Pensem na diferença entre desejo e ação. Resoluções estão mais para objetivos e é comum as pessoas confundirem metas e objetivos, ou mesmo entenderem os termos como sinônimos – o que é um equívoco.

As metas são os objetivos convertidos em um plano. Quando nos referimos a uma meta, consideramos tarefas específicas, que devem ser cumpridas em determinado período, como uma etapa necessária para alcançar os objetivos determinados.

Logo, as metas são as pequenas atitudes que precisam ser realizadas regularmente, seja de forma diária, por semana ou por mês, para atingir ao objetivo proposto de maneira planejada e organizada.

Como eu mencionei naquele post, minhas resoluções de ano novo são: ter mais foco na vida, ser mais saudável, consumir menos e reduzir (minimizar) meu estilo de vida, e curtir a família e os amigos.

Eu decidi transformar essas resoluções em metas através de uma séries de desafios para incorporar novos hábitos na minha rotina.

Por exemplo, para a primeira resolução de ter mais foco na vida, minha meta é estabelecer uma prática diária de meditação. Já venho estudando os benefícios da meditação na qualidade de vida há algum tempo e estou convencida de que é uma forma eficiente de gerenciar o stress.

O primeiro desafio do ano é meditar diariamente 10 minutos por 30 dias.

Para a segunda resolução, ser mais saudável, é preciso primeiro definir o que significa ser mais saudável, eu optei por um conjunto de métricas:

  • Atingir e manter o peso recomendado para o meu biotipo e faixa etária através de uma dieta balanceada;
  • Retomar a minha prática diária de ioga mas incorporar uma rotina de exercícios 3 vezes por semana; e
  • Melhorar a qualidade do sono estabelecendo uma rotina de horário para dormir.

Para essas metas, estou trabalhando em alguns planos, o primeiro desafio está relacionado a dieta e está focado em reduzir o consumo de carne e incluir mais vegetais na minha dieta. Para isso resolvi seguir o conselho de Grahan Hill e me tornar vegetariana durante a semana limitando o meu consumo de carne para os finais de semana.

Recomendo assistir a palestra do Grahan no TED, segue o link: Graham Hill: Porque sou vegetariano nos dias úteis

As outras duas resoluções discutirei mais adiante. E você, ainda está tentando manter suas resoluções de ano novo? Responde a pesquisa rapidinho aqui:

https://www.surveymonkey.com/r/GZXSDJF

Fechar Menu