Um ano sem compras – 90 dias

Um ano sem compras – 90 dias

Hoje fazem 90 dias do início do meu desafio de passar um ano sem compras. Desde a última atualização por aqui, o desafio tem amadurecido e tenho aprendido mais sobre a minha própria personalidade.

A ideia de passar um ano sem compras surgiu a partir da leitura de diversos testemunhos pela internet e do meu interesse recente em minimizar as complicações na minha também inspirado nos diversos conteúdos sobre minimalismo que estão disponíveis.

Esse tipo de desafio não é novidade e é uma boa forma de eliminar hábitos indesejados. No meu caso, estou tentando combater as compras por impulso. O desafio toma tempo, o que parece ser uma contradição já que estou eliminando as compras. No passado, quando eu tinha qualquer tipo de evento para ir ou esquecia de colocar na mala alguma coisa, não pensava muito antes de entrar no shopping e comprar um modelito novo. Hoje, tento ser criativa com as opções que eu tenho no armário ou o que eu trouxe na viagem.

Uma outra coisa que me ajudou nesse período foi que perdi 8kgs o que me fez voltar a usar roupas que já estavam abandonadas no meu armário há algum tempo. Esse exercício de encontrar ou reencontrar roupas no meu armário me fez perceber  que tenho coisas demais e me fez procurar formas de simplificar o meu dia a dia. Tenho duas casas, já que trabalho em São Paulo durante a semana e retorno para Porto Alegre nos finais de semana, e isso faz com que eu acumule ainda mais coisas. Meu marido costuma brincar que se eu vendesse as minhas bolsas poderia trocar de carro.

E se eu usar a mesma coisa, ou um variação limitada de opções no trabalho, será que alguém vai reparar? Provavelmente não.

Comparando os pagamentos em vestuário e acessórios no primeiro trimestre de 2018 com o ano anterior, tenho uma redução de 34%, considerando que no mês de janeiro pago as despesas incorridas em dezembro, me parece um bom resultado nesses primeiros meses. E com certeza, já percebo uma mudança nos meus hábitos.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu