Em tempos de crise..

A ciranda dos mercados anda, no mínimo, emocionante nos últimos tempos. Em tempos de crise, toda a cautela é bem vinda e vale a pena rever todas as bases:

Na bolsa

Se você tem ações ou fundos de investimento de renda variável e não vai precisar dos recursos durante o próximo ano, é melhor deixar o dinheiro investido na esperança de uma recuperação e não realizar a perda. Se você vai precisar do dinheiro, é bom conversar com o seu corretor e monitorar o mercado para tentar acertar a saída em dias de alta como foram a última terça e quinta.

Se você quer entrar na bolsa, a maioria dos especialistas concorda que o  melhor é entrar na baixa. Mas sempre é bom lembrar que não devemos investir em renda variável recursos com prazo para resgate curto e é preciso ter estômago para emoções fortes.  E mesmo aproveitando a baixa da crise é preciso estabelecer uma estratégia para investimento, não saia por aí comprando ações só porque estão baratas.

No bolso

Em tempos de instabilidade é bom ter cautela. Se você já tem um fundo de emergência, ou se você já poupou o necessário para comprar à vista o carro, a casa ou aquele aparelho eletrônico que estavas esperando não vejo motivos para a adiar a compra. Já quem planeja um financiamento deve rever as suas prioridades. Se a crise se agravar é possível que os juros sejam reduzidos, o que significa um financiamento pode sair mais barato no futuro próximo.

Se você não tem um fundo de emergência, comece imediatamente. Tempos de crise podem trazer desemprego.

Preços

É difícil de prever o comportamento dos preços em tempos de crise. Por um lado existe uma tendência de buscar a segurança dos ativos reais o que pode elevar os preços do mercado imobiliário por exemplo.  No  entanto, considerando a alta significativa observada nos últimos anos no Brasil, é possível que o ajuste de preços seja para baixo.

Dada imprevisibilidade, se o seu orçamento ainda não está equilibrado, melhor revisar o seu comportamento imediatamente.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu