Planejando uma viagem fantástica

Se existe algo que eu sempre quis e que realmente importa para mim seria viajar.. Meu projeto de vida sempre revolveu em volta da idéia de conhecer o mundo.

Até pouco tempo atrás, esse projeto era basicamente um sonho distante. Quero dizer que eu me limitava a aproveitar as oportunidades de viajar que o meu trabalho me trazia. Fiz um intercambio profissional há cerca de 8 anos quando morei por 18 meses em Los Angeles, California. Retornei ao Brasil em 2004, com vários amigos espalhados pelo mundo que eu pretendia visitar e muita vontade de voltar a LA assim que possível.

Seis anos depois, estou realizando uma parte do meu projeto. Em Agosto, eu e o meu marido (que fará sua primeira viagem aos Estados Unidos) passaremos 12 dias em Los Angeles.

Agora que estamos há pouco mais de 20 dias da viagem eu fico me perguntando porque não fiz isso antes. Ou o que eu preciso fazer para que não se passem outros 5 anos até a próxima viagem.

Em primeiro lugar, basta decidir onde você gostaria de ir.. Sabendo o destino, dá para se informar sobre custo e aí é uma questão de incluir nas suas metas de poupança e agendar no calendário. Segue algumas dicas que me ajudaram no planejamento da viagem e podem ser úteis para você:

  1. Eduque-se. Escolha um guia de viagem ou dois, ou três.  A maioria deles tem um website disponível com muitas informações úteis.  No caso da viagem par Los Angeles, mesmo já tendo morado na cidade por 18 meses entre 2002 e 2004, adquiri 2 guias de viagem. Alguns guias que eu já utilizei no passado e valem a pena dar uma olhada: Lonely Planet,  Publifolha, Frommers e Rough Guide.
  2. Estime o custo da viagem. O custo deve incluir não apenas as passagens e a hospedagem, mas também uma estimativa do quanto será necessário para alimentação, passeios, compras, etc..
  3. Planeje o uso do seu tempo de forma eficiente. Não esqueça de reservar algum tempo livre para os imprevistos e atrasos e também para simplesmente descansar. Se você sobrecarregar a viagem de atividades, vai precisar de férias para se recuperar das viagem.
  4. Mantenha todas as informações que pode precisar ao seu alcance. E-tickets, reservas de hotel e carros, endereços úteis, telefones de contato. Eu costumo montar uma espécie de diário para cada viagem. Onde vou acumulando endereços e informações relevantes sobre as atividades que pretendo realizar durante a viagem.
  5. Consulte um agente de viagem. Um bom agente de viagem pode fazer a diferença no seu planejamento, desde de encontrar os melhores negócios até indicar atividades e a melhor localização para se hospedar.
  6. Use a internet. Diversos websites permitem estimar custos de passagem, hotel e aluguel de carro rapidamente. Alguns exemplos: travelocity, cheap tickets, submarino viagens, etc.

Escolha o destino das suas próximas férias e comece a planejar e economizar – é claro – imediatamente!

Deixe uma resposta

Fechar Menu