Paciência e Finanças Pessoais

Eu  costumo me descrever como uma pessoa impaciente, como se isso fosse algo para se orgulhar. Olhando em perspectiva, chega a ser engraçado. Impaciência é o caminho mais rápido para o desastre financeiro.

Me parece que há uma certa conspiração no mundo moderno aconselhando as pessoas a serem impacientes, famintas por novidades, mas onde está a vida sem paciência? De que adianta ter todo o dinheiro do mundo e não ter com quem compartilhar?

É bem comum ouvirmos que finanças pessoais é simples. Gaste menos do que ganha. O difícil é a implementação, e o que normalmente causa o fracasso são fatores psicológicos.

A maioria das pessoas não quer ficar rico diariamente, quer ganhar na loteria ou escolher a ação certa na bolsa. Todos buscamos o atalho. Não conseguimos ver diferença em economizar apenas R$50 por mês. Então não economizamos centavo algum. Ficar rico diariamente requer uma grande quantidade de paciência.

Saindo do endividamento

Quando se toma a decisão de não adquirir dívidas novas, é como estar no pé de uma montanha e começar uma escalada. Você vê o topo, mas parece muito distante.

Eu me lembro dos antigos financiamentos imobiliários que acabavam acompanhando as pessoas até a cova. Quando o fim do endividamento parece impossível, a maioria das pessoas desiste e continua financiando suas extravagâncias com crédito e mais crédito.  Na maioria das vezes, vão só empurrando o problema com a barriga pagando o mínimo nos cartões de crédito ou buscando dinheiro em financeiras a juros altíssimos.

É realmente difícil manter-se fiel ao plano de eliminação de dívidas. Normalmente envolve mudar hábitos de consumo já enraizados em sua personalidade. Todo pequeno deslize, como gastar além da conta com a liquidação ou exagerar na conta do bar, é desmotivador. É como se estivesse em crise de abstinência de consumo e demora bastante para ver um resultado significativo.

Para uma pessoa impaciente como eu, eliminar as dívidas foi uma tortura.

Decisões de consumo

Impaciência nas decisões de consumo é um outro exemplo. Talvez você compre algo com crédito porque não tem paciência de esperar o tempo necessário para economizar e comprar a vista. Ou talvez só esteja acostumado a ajustar o seu fluxo de caixa considerando o limite do cartão de crédito e os parcelamentos “sem juros” dos lojistas. Você provavelmente faria um negócio melhor usando uma das seguintes alternativas:

  • Pesquisando preços na concorrência ou na internet;
  • Esperando a liquidação
  • Fazendo você mesmo ou procurando items usados

Eu tenho consciência que a impaciência foi um dos motivos que me levou a acumular o endividamento que me custou tanto para eliminar.

Investimentos

Outra coisa que exige uma boa dose de paciência e, às vezes, sangue frio.  Não é a toa que o Warren Buffet é melhor investidor que a maioria.  O cara começou aos 11 anos e quando escolhe uma ação na maioria das vezes toma uma decisão de investimento de longo prazo.

O blog The Motley Fool escreveu um artigo bem interessante sobre a disciplina de Warren Buffet.

Temos uma parcela pequena de nossos investimentos num fundo de ações que tem oscilado bastante acompanhando a flutuação do Ibovespa. Como não tenho tempo para estudar e escolher ações, optei por um fundo que se espelha na composição do Ibovespa. É o que se chama investimento passivo.  O Ibovespa cai, meu investimento afunda.

As vezes fico realmente na dúvida se devo ou não continuar aplicando quantias adicionais nesse fundo de ações. A solução que eu encontrei para driblar a minha impaciência com os investimentos foi automatizar as aplicações. Assim é como se eu nem tivesse essa renda para gastar. Também procuro limitar a atualização da minha planilha de controle a uma vez  por semana para não me desestimular com as eventuais quedas.

Infelizmente, não consigo evitar dar uma olhadinha na performance da Bovespa no display do elevador do prédio onde meu escritório está localizado.  De novo a impaciência tirando o melhor de mim.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu