Parece mentira, mas é a pura verdade. Compramos nosso imóvel com recursos do FGTS e financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal com prazo de 20 anos em abril de 2008. Todo mês quando recebia o extrato do financiamento pelo correio e lia a observação “consulte sobre amortização com saldo do FGTS” eu prometia entrar em contato com o gerente da nossa conta para ver o que era preciso.
Depois de alguns meses, finalmente deleguei a tarefa ao meu marido que entrou em contato com o nosso gerente de conta. A informação inicial foi um pouco desanimadora, teríamos que comparecer os dois na agência, pois as informações não poderiam ser passadas por telefone ou e-mail.
O senso comum me deu uma lista de documentos que talvez fossem necessários: carteira de trabalho, extrato do FGTS, extrato do financiamento e documento de identidade com CPF.
Para minha feliz surpresa, fomos atendidos exatamente no horário marcado, pelo caixa dedicado ao FGTS, que com a documentação que eu tinha em mãos processou o meu pedido de amortização em cerca de 15 minutos. Optei por manter o valor atual da prestação e reduzir o prazo do financiamento para antecipar ao máximo a quitação do financiamento. Ou seja, cortamos quase 8 anos do prazo remanescente de financiamento.
Para maiores informações sobre como usar o FGTS para quitar ou amortizar financiamentos imobiliários de uma olhada no site da Caixa Econômica Federal