5 maneiras de manter a disciplina nas finanças no ano novo

5 maneiras de manter a disciplina nas finanças no ano novo

Se você é como a maioria das pessoas, deve ter criado resoluções de Ano Novo relacionadas com as suas finanças (e se não o fez, nunca é tarde). Talvez você esteja buscando a automoção da finanças, investir mais para a aposentadoria ou acabar com as dívidas em 2018.

Criar uma resolução e atingir esse objetivo são coisas bem diferentes. Os hábitos que você mantém são o que vai garantir que você consegue sair do mundo das ideias e ser fiel aos seus planos. Quando a força de vontade faltar, talvez essas sugestões te ajudem a manter a disciplina e os seus planos financeiros no caminho certo.

1. Estabeleça um objetivo para o dinheiro. Você já deve ter ouvido mais de uma vez que deveria ter objetivos financeiros para servir de norte ao teu comportamento. Muitas vezes não criamos os objetivos porque nos parece muito complicado ou parque não sabemos que eles deveriam ser o ponto de partida. Ou porque você tentou no passado mas não funcionou bem para vocês.

Esse ano, tente um uma abordagem diferente, simplificada para estabelecer um objetivo financeiro. Pense numa palavra ou frase curto que sirva de direcionamento para toda a sua vida financeira e se torne um tema que você pode focar. Pode ser que você mantenha o mesmo objetivo para sempre ou atualize-o de um ano para outro.

Por exemplo, se você está preocupada em não ter o suficiente para a aposentadoria, seu objetivo financeiro poderia ser “necessidades futuras”. Compras online fora de controle? Tente “Consumir conscientemente”. Ou “Fundo para faculdade das crianças” poderia ser seu mantra financeiro se sua principal preocupação é pagar pela educação dos filhos no futuro.

Esclarecer seus verdadeiro objetivo é muito poderoso porque, de certa forma, recarrega sua força de vontade. Não existe certo ou errado no que diz respeito as suas prioridades. Apenas escolha algo que te inspira e persiga esse objetivo com toda a fúria do mundo.

2. Automatize. Se você quer economizar para a entrada da casa própria, o fundo de emergência ou as férias, torne o processo o mais conveniente possível para atingir seu objetivo. Automatizar adiciona disciplina à sua vida financeira e reduz a probabilidade de que você esquecerá seu objetivo ou gastará com o que não precisa.

Se a empresa para a qual trabalha oferece um fundo de pensão, sempre participe para receber a contribuição da patrocinadora. Normalmente a contribuição é deduzida automaticamente do salário antes mesmo de você ver o dinheiro.

Além disso, a maioria dos bancos permite programar investimentos o que te permite transferir recursos assim que receber o salário de acordo com o seu plano de investimentos.

Não ter que pensar sobre investir elimina o stress de administrar seu dinheiro e depois de um tempo, você provavelmente não sentirá falta dele.

3. Desafie-se. Se controlar o seu consumo é uma luta, entenda como isso te impede de atingir seus objetivos financeiros. Cortar as despesas desnecessárias é chave para viver com menos do que ganha e ter recursos mais do que suficientes para atingir seus sonhos.

Crie o seu desafio resistindo ativamente aos gastos mais tentadores. Por exemplo:

  • Cozinhe em casa por um mês ao invés de jantar fora ou pedir entregas.
  • Não compre roupas por 60 dias.
  • Evite compras como forma de entretenimento.
  • Cancele todas assinaturas de ofertas por e-mail.
  • Espere 24 horas para decidir comprar qualquer coisa acima de um certo valor.

4. Mude o seu ambiente. Para mudar seus hábitos, tente mudar seu ambiente. Às vezes para se manter motivado é tão simples quanto se lembrar frequentemente do seu objetivo financeiro.

Crie gatilhos visíveis que te levem a refletir sobre o que você quer atingir todos os dias. Deixe dicas pela casa, carro, trabalho e onde mais considerar estratégico. Quando esses gatilhos chamam sua atenção, eles servem de nova inspiração e fomentam os bons hábitos.

por exemplo, você pode escrever seu objetivo em seu cartão de crédito ou débito. Colocar um post it na sua mesa de trabalho, no espelho, na porta do refrigerador. Usar como protetor de tela no computador.

Tente escrever toda manhã porque seu objetivo é importante, o que você vai fazer quando atingi-lo, e monitore seu progresso. Qualquer estratégia que te ajude a te manteres atento aos teus objetivos te ajudará a focar no que é mais importante é reforçará seu compromisso. Seu objetivo financeiro Guiará o seu comportamento, mas somente se você lembrar dele.

5. Consiga apoio. Você pode achar mais fácil atingir seus objetivos com um parceiro ou grupo do que sozinho. Considere pedir ajuda para um amigo, companheiro ou colega.

Da mesma forma, você pode ser capaz de ajudá-lo a estabelecer e perseguir um objetivo financeiro. Agende um horário para atualizar um ao outro com frequência, discutir os desafios e progresso que ambos enfrentam e eliminar as barreiras ao sucesso.

Quando você começa a fazer progresso na direção dos seus objetivos, algo milagroso acontece. Você começa a se empolgar com o saldo crescente no banco. Saber que tem auto controle e disciplina para atingir seus objetivos te dá energia para superar obstáculos e transformar completamente a sua vida financeira.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu