As contas de 2018

As contas de 2018

Depois que passa a euforia de receber o Ano Novo, somos atingidos pela dura realidade das contas que se acumulam, especialmente no início do ano: IPTU, IPVA, matrículas escolares, imposto de renda e assim por diante. A Zero Hora publicou ontem, na coluna Seu Bolso, um calendário das contas de 2018 que reproduzo um sumário a seguir:

Janeiro

  • Dia 2 - Fim do prazo para pagamento antecipado do IPVA com o desconto máximo de 24,73%.
  • Hoje - Termina o prazo para o pagamento do IPTU para proprietários de imóveis em Porto Alegre com desconto de 10%.
  • Dia 31 - Termina o prazo para pagamento antecipado do IPVA com desconto de até 22,4%. Para quem parcelou, é o prazo para pagar a primeira parcela.

!!! Dica: A tradicional feira de material escolar no centro de Porto Alegre costuma começar na segunda quinzena de janeiro.

Fevereiro

  • Dia 13 - Carnaval: período de alta nas diárias de hotéis e passagens aéreas, se você não planejou a sua viagem com antecedência preferia viagens curtas para locais mais baratos e deixe o período de férias para a segunda quinzena.
  • Dia 17 - Termina o horário de verão. Atenção para o aumento do consumo de energia.
  • Dia 28 - Termina o prazo para pagamento antecipado do IPVA com até 21,6% de desconto. Vence a segunda parcela.

Março

  • Dia 8 - Vence a primeira parcela para quem irá parcelar o pagamento do IPTU de Porto Alegre em até 10 meses.
  • Dia 29 Termina o prazo para pagamento do IPVA com descontos, que agora chegam ao máximo de 20,8%. Para quem parcelou, vence a terceira parcela.

!!! IR - Enquanto aguarda o período de declaração do Imposto de Renda (que geralmente vai de 1º de março até o último dia útil de abril), aproveite para organizar demonstrativos financeiros e comprovantes de pagamentos. Quem declara antes, recebe antes a restituição.

Abril

  • Dia 1 - Páscoa. Tente antecipar as compras para escapar de tumulto nos supermercados.
  • Dia 23 Vence prazo para pagamento do IPVA com valor integral sem desconto, para carros de placas com final 0. As demais vencem antes: placa com final 1 - 2/4, final 2 - 4/4, final 3 - 6/4, final 4 - 9/4, final 5 - 11/4, final 6/4, final 7 - 16/4, final 8/4 e final 9 - 20/4
  • Dia 30 Prazo máximo para o motorista passar a circular com o licenciamento 2018, inclusive o Seguro DPVAT, para veículos com final de placa 1, 2 e 3.

!!! Não perca o prazo da declaração de Imposto de Renda (ainda não divulgado). Se não tiver todas informações, envie uma primeira versão e, após o final do prazo, faça a retificadora.

Maio

  • Dia 13 - Dia das Mães. Neste domingo, os restaurantes costumam lotar, principalmente os com melhor custo-benefício. Lembre-se de fazer reservas se estiver com o orçamento aliviado. Caso contrário, um almoço em casa com a família sai mais em conta.
  • Dia 31 -  Prazo máximo para o motorista passar a circular com o licenciamento 2018, inclusive o Seguro DPVAT, para veículos com final de placa 4, 5 e 6.
  • Dia 31 - Feriado de Corpus Christi, um dos favoritos para viajar para países do Mercosul, cai numa quinta-feira. A dica é planejar o passeio com pelo menos um mês de antecedência, buscando passagens aéreas e opções de hospedagem mais baratas.

Junho

  • Dia 12 No Dia dos Namorados, bares e restaurantes costumam lotar. A sugestão é reservar com antecedência ou, em uma opção mais econômica e intimista, preparar um jantar a dois em casa.
  • Dia 29 Último dia de liberação do abono salarial do PIS/Pasep de ano-base 2016. Fique atento para o calendário do ano-base 2017, que deve ser anunciado nos próximos meses.
  • Dia 30 Prazo máximo para o motorista passar a circular com o licenciamento 2018, inclusive o Seguro DPVAT, para veículos com final de placa 7 e 8.

!!! Neste mês, deve começar a ser paga a restituição do Imposto de Renda. Em 2017, foram sete lotes, de junho a dezembro. A restituição é corrigida conforme a Taxa Básica de Juros (Selic).

Julho

  • Dia 31 Prazo máximo para o motorista passar a circular com o licenciamento 2018, inclusive o Seguro DPVAT, para veículos com final de placa 9 e 0.

!!! Nas férias escolares, crescem gastos com alimentação e lazer. Planeje-se para curtir museus e programas ao ar livre e busque dias de promoção em teatros, cinemas e lanchonetes.

Agosto

!!! Muitos bancos passam a oferecer a antecipação do 13º salário, por meio de empréstimos. Avalie os juros e as taxas envolvidas e, antes de antecipar, lembre-se de que esse dinheiro pode fazer falta mais à frente.

!!! No final do mês, o comércio costuma derrubar preços de itens de inverno. Pode trazer boas oportunidades de compra de casacos e acessórios para o ano que vem.

Setembro

  • Dia 20 O feriado da Revolução Farroupilha cai em uma quinta-feira e pode ser uma boa ocasião para conhecer destinos locais, não tão caros ou distantes para uma viagem de quatro dias: que tal desbravar Pelotas, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e a região das Missões?

!!! A chegada do acampamento Farroupilha pode ser uma boa ocasião para comprar enfeites para casa, mas é preciso saber negociar: pagar com dinheiro vivo, barganhar preços e pesquisar em mais de um piquete.

Outubro

  • Neste mês, algumas escolas privadas começam a procurar os pais para negociar a rematrícula. Esteja atento aos percentuais de reajuste envolvidos e negocie se considerar que estão exagerados. Em 2017, a correção foi 2,6 vezes superior à inflação.

!!! Agora é um bom momento para buscar pacotes com preços acessíveis para os principais destinos de verão, em particular, Nordeste e Rio.

Novembro

  • Dia 30 - Prazo para que as empresas depositem a primeira parcela do 13º salário. Antes de pensar nas compras de Natal, lembre-se de reservar uma parte para os gastos de final de ano, como IPTU, IPVA e matrícula escolar.
  • Dia 30 - Deve ocorrer, neste dia, a Black Friday, data de promoções na internet e nas lojas físicas. Pesquise nas semanas anteriores os preços de produtos que deseja, para avaliar quais promoções realmente valem a pena.

Dezembro

  • Dia 8 - Vence a última parcela do IPTU 2018 de Porto Alegre. Se restou alguma dúvida sobre o pagamento do imposto, o cidadão deve procurar a Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, ligar no telefone 156 (opção 4) ou contatar pelo e-mail atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br
  • Dia 20 - Pagamento da segunda parcela do 13º. A dica é quitar dívidas que tragam juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial e aproveitar descontos para pagamentos antecipados de impostos.
  • Dia 24 e 25 - Antes de gastar nos presentes de Natal, analise suas contas. Evite parcelar e peça descontos ao pagar em dinheiro.

!!! Se você não foi contemplado em nenhum lote do Imposto de Renda, é porque provavelmente caiu na malha fina. Procure a Receita Federal.

Deixe uma resposta

Fechar Menu