Dana Bratch criou uma lista de 12 dicas financeiras para mulheres. Apesar de eu não acreditar que o gênero seja decisivo quando se trata de finanças pessoais, temos que admitir que as mulheres tem uma certa desvantagem pois em geral ganham menos que seus pares do sexo masculino. Independente disso, a maioria das dicas sugeridas por Bratch serve para os dois sexos:
- Estabeleça uma meta financeira. Seja diligente sobre as suas finanças como é sobre beleza, carreira, filhos ou qualquer outra coisa.
- Treine a si mesma para ser independente financeiramente. Não se acomode deixando todas as decisões para o seu companheiro(a). Envolva-se com o planejamento de longo prazo.
- Compre a casa própria. Não fique esperando pelo Princípe Encantado aparecer e comprá-la para você.
- Poupe para a aposentadoria. É um ponto importante para todos, não apenas para mulheres.
- Opte por administração a longo prazo e não admistração de crises. Comece a planejar a sua vida financeira agora, não espere a próxima catástrofe.
- Comece a investir. Comece agora e não tenha medo de errar.
- Não tema o risco. As mulheres são mais propensas a escolher investimentos conservadores. Esteja aberta a oportunidades de investimentos com maior retorno e, consequentemente, risco.
- Não faça tudo sozinha. Consulte ajuda profissional se necessário. Eduque-se.
- Busque suporte emocional, se necessário. Forme uma parceria com alguém que você confie. Discuta suas decisões. Entre para um clube de investimento se julgar necessário.
- Seja mais confiante nas negociações salariais. Seja mais assertiva ao apresentar o seu valor.
- Saia da sua zona de conforto. Decisões financeiras importantes – como investir em ações, por exemplo – causam desconforto.
- Saiba que nunca é tarde demais. Todos podemos começar tarde e terminar ricos!