Viver mais leve..

Hoje eu discutirei a administração das coisas, ou seja, dos items que vamos acumulando ao longo do tempo e que acabam ocupando todos os espaços ao nosso redor. Posso fazer uma lista de amigos e amigas que volta e meia reclamam que não tem mais lugar no armário mas também que estão precisando de isso ou daquilo. No meu caso, livros, sapatos e bolsas. Meu marido costuma brincar que eu podia trocar as minhas bolsas por um carro novo. Me parece que a maioria das pessoas de classe média e alta, inclusive eu, tem mais “coisas” do que precisa ou usa. O total acumulado de coisas  que ninguém usa é um sintoma de ineficiência econômica. Em outras palavras estamos empregando recursos financeiros escassos e restritos em “coisas” sem utilidade. Essa ineficiência é o que nos atrasa no caminho da independência econômica e talvez até impeça uma aposentadoria antecipada.

Desculpas típicas para acumular coisas:

  1. Eu preciso disso. (Resposta: Porque você não usou nos últimos 12 meses?)
  2. Eu talvez precise disso. (Resposta: Improvável, já que você não precisou nos últimos 12 meses.)
  3. Eu não sabia que ainda tinha isso. (Resposta: ??)
  4. Foi presente de um parente. (Resposta: Que tal repassar o presente?)
  5. É uma antiguidade de valor. (Resposta: Então venda!)

Tenho certeza que você consegue pensar em outras desculpas.

O principal problema aqui é que nos acostumamos a adquirir coisas novas sem pensar em alternativas. Como resultado, quase todo mundo tem pelo menos 1 coisa que não usa com frequencia como por exemplo um liquidificador que só saiu do armário 1 vez no último ano, ou uma coleção de livros ou DVDs parados na prateleira acumulando pó.

Eu costumo fazer uma limpa na casa de tempos em tempos. Mesmo assim ainda sou culpada dos delitos acima, especialmente livros e filmes. Nesses últimos dias fiquei enclausurada em casa tratando uma pneumonia e percebi que o meu closet está pedindo uma limpa. O primeiro passo é separar o itens sem uso daqueles que tem utilidade. Um bom começo é concentrar-se em tudo que não foi utilizado nos últimos 12 meses. Esse período cobre todas as estações e portanto é um bom parâmetro no que diz respeito a roupas e sapatos.

A pergunta é o que fazer com os itens a ser descartados?

Eu normalmente os passo adiante através de familiares. No meu escritório também há um ponto de coleta da campanha manobra solidária. Há ainda a possibilidade de vender itens para brechós ou organizar um chá com as amigas. Tenho que admitir que nunca tentei vender coisas usadas. Meu objetivo principal é desentupir a casa e ajudar alguém no processo se possível.

Os efeitos desse exercício podem incluir

  1. Ajudar outros a economizar.
  2. Economizar você mesmo. As vezes esse processo nos ajuda a reencontrar um item necessário que estava perdido no meio da bagunça.
  3. Pensar mais profundamente sobre as compras futuras.
  4. Diminuir a necessidade de espaço e de armários.
  5. Facilitar uma mudança.

Minha missão para o resto do fim de semana é separar os itens que eu não preciso no armário e doá-los na segunda-feira.

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