Encontre uma fonte de renda adicional. Tenha um plano “B”.
Eu adoro o que faço e tenho dificuldade de me imaginar fazendo outra coisa. Também me pagam bem para eu fazer o que gosto, mais de 10 vezes o PIB per capita brasileiro que foi de aproximadamente R$21 mil ao ano em 2011. Tendo dito isso, tem sido bem difícil identificar outras oportunidades de gerar renda.
Mesmo assim, a regra para acumular riqueza é básica: é preciso ganhar mais do que se gasta. Só duas variáveis aqui envolvidas. Ou reduzimos o gasto ou aumentamos o quanto ganhamos. Já falamos extensivamente sobre controlar despesas e manter orçamento. Hoje a tarefa é explorar possibilidades de aumentar a renda.
Minha idéia inicial era assumir uma atividade docente. Fiz isso por um semestre, mas o esforço superou em muito a renda adicional gerada pela atividade. Ainda participo como palestrante em cursos de atualização da classe esporádicos mas desisti de manter uma atividade docente regular.
Durante a minha primeira faculdade (educação física) eu tinha diversas atividades para me manter: dava aulas na academia, atuava como árbitro de volleyball junto a Federação Gaúcha, entre outras coisas.
Na minha rotina atual, tenho muito pouco tempo para dedicar a uma outra atividade. Mas estou atenta as oportunidades que possam aparecer. No momento, a idéia é recapitalizar nossas reservas e retomar o investimento em imóveis.