Como já comentei em artigos anteriores, estou tentando controlar os meus impulsos de consumo. Afinal há duas formas de melhorar o fluxo de caixa, a primeira é aumentar as receitas, ou seja, ganhar mais dinheiro; e a segunda é reduzir a saída de caixa, em outras palavras, cortar gastos.
Eu ainda não encontrei uma forma de aumentar a minha renda. Estou considerando aceitar um convite que recebi para dar aula na graduação em Ciências Contábeis. Ainda não decidi se a renda adicional vai compensar o esforço e se vou conseguir conciliar o meu horário.
Por outro lado, reduzir o consumo depende basicamente da minha força de vontade. Resolvi aplicar uma lógica ao processo de aquisição de bens de consumo demonstrada na imagem a seguir:
Concordo! Não que o Mac nao seja bom, pelo contrário. A questão é a necessidade…como o fluxograma mostra, existem outros mais baratos, também de boa qualidade, que servem 100% para os devidos fins (fotos, musica, internet, etc). A outra opção seria não comprar, mas quem vive sem fotos, musica e internet? Isso é uma necessidade!!!hahah