Enquanto muitos talvez não estejam investindo o suficiente para a sua aposentadoria, o contrário também pode ser verdade. Pode parecer estranho considerar a possibilidade de investir em excesso para a aposentadoria, mas pessoas que são diligentes muitas vezes atingem sua meta antes da data esperada. E depois de atingir suas metas, esses super investidores podem acabar excedendo indo além do necessário para garantir seu estilo de vida durante a aposentadoria.
Embora investir muito não é necessariamente um hábito negativo, pode ser útil entender onde você está com o seu nível de poupança. Há algumas regras gerais para avaliar o quanto da sua renda você deve poupar, mas não existe um regra absoluta que se aplique a todos os casos. O montante que você precisa deve ser baseado nas despesas que você espera ter durante a aposentadoria, incluindo as atividades que você pretende exercer como viajar ou se mudar para uma casa na praia. Vai também depender das taxas de retorno que você recebe de seus investimentos.
Use os seguintes sinais para determinar se você está poupando demais para a aposentadoria:
- Você não consegue cobrir as despesas básicas.
- Você está endividado.
- Você não tem um planejamento financeiro.
- Você tem recursos em excesso.
- Você deixa passar oportunidades significativas.
Você não consegue cobrir as despesas básicas
Apesar de investir para o futuro ser muito importante, as vezes pode chegar num ponto onde você abre mão do essencial para tanto. Se você deixa de buscar conselho médico por exemplo para não pagar uma consulta e continuar investindo para a aposentadoria, provavelmente não é uma boa ideia. O mesmo é verdade sobre os gastos básicos com alimentação e abrigo. Se você está sacrificando esses essenciais para acumular para o futuro, pode ser um sinal de alerta. Considere ajustar o seu orçamento e redirecionar uma parte dos recursos para os gastos diários ou mudar o seu padrão de vida por exemplo buscando uma opções mais barata de moradia para reduzir o total de gastos.
Você está endividado
Se você está determinado a investir para o seu futuro, mas está adiando pagar dívidas, você pode acabar pagando bem mais em juros e taxas do que está obtendo de retorno nos seus investimentos. Como resultado, eles podem estar gastando uma porção alta de sua renda com pagamento de juros e carregando o endividamento para a sua aposentadoria. É preciso retomar o controle da sua vida primeiro e depois focar em poupar e investir para o futuro.
Você não tem um planejamento financeiro
Sem uma indicação do que você precisará durante a aposentadoria e sem planejamento de como utilizar os recursos acumulados, você pode acabar separando muito mais dinheiro do que você precisará. Para fazer um bom planejamento, recomendo sentar com um profissional e discutir os fatores envolvidos. O plano vai depender do seu status junto INSS, dos seus investimentos atuais, os retornos futuros esperados, o quanto você pretende resgatar, a inflação esperada, entre outros fatores. Por exemplo, digamos que a sua carteira de investimento é de R$1,000,000 e o seu retorno médio seja 5% ao ano. Se você começar sacando 5%, ou R$50,000, 3 a cada ano aumentar a retirada em 2%, sua carteira vai durar 28 anos.
Você tem recursos em excesso
Depois de criar seu plano de aposentadoria, você poderá concluir que precisará de menos dinheiro para aposentadoria do que você acumulou. Esse valor extra pode ser útil para cobrir despesas inesperadas. Uma emergência pessoal pode ir de uma manutenção inesperada na residência a uma doença na família. Se você não tem um fundo de emergência, pode ser interessante redirecionar esses fundos adicionais para essa finalidade.
Esses recursos também podem ser deixados para os herdeiros. Além dos herdeiros naturais, você pode considerar doar parte dos recursos para uma organização sem fins lucrativos que apoie uma causa de seu interesse.
Você está deixando passar oportunidades significativas
Se você pode efetuar uma compra ou uma viagem ou outra coisa há muito esperada sem impactar seu nível de investimentos para o longo prazo, mas deixa passar a oportunidade, talvez esteja destinando recursos demais para a aposentadoria. Se os seus hábitos de investimento estão causando desgate nos seus relacionamentos ou te levando a perder eventos importantes com a família, pode ser o momento para reavaliar o seu plano.
E aí, algum desse sinais de alerta estão presentes na sua vida? Procure por ajuda profissional.