Definindo o seu futuro financeiro

A linguagem que usamos tem um impacto bastante significativo sobre as nossas vidas. Para o bem e para o mal.

Por exemplo, ainda no tema de aposentadoria, o que estar aposentado significa para você? Quer dizer que você vai pendurar as chuteiras e ficar em casa? Vai viajar para conhecer o mundo? Vai mudar de  carreira e dedicar-se a lecionar ou a uma arte? Ou você nem pensou nisso ainda? A aposentadoria é provavelmente o maior (em termos de valor) objetivo financeiro da vida. É mais caro que comprar uma casa, que trocar de carro, que casar.

Dependendo da sua definição de aposentadoria, o planejamento terá que ser diferente. Por exemplo, se aposentar-se significa mudar o foco da carreira para trabalhar menos horas em algo que diferente, você continuará gerando alguma renda. Provavelmente o valor que precisa acumular para atingir esse objetivo será menor do que se você decidir que se aposentar é partir para conhecer o mundo.

As palavras as vezes são tão genéricas que não tem um significado pessoal real. Elas também podem ser dinâmicas. Provavelmente o que você entende por “rico” hoje não é o mesmo que imaginava aos 10 anos de idade. 5 palavras que podem ter um impacto significativo em seu futuro financeiro:

  • Felicidade. Segundo o dicionário web:

estado de quem é feliz. Ventura. Bem-estar, contentamento. Bom resultado, bom êxito. Do ponto de vista financeiro, felicidade pode significar conforto, independência.

  • Riqueza.

Qualidade do que, ou de quem é rico; opulência, abundância de bens, de fortuna. Bens materiais, de valor: possuir muitas riquezas.

Mas quanto você precisa para se considerar rico?

  • Liberdade. Essa palavra tem várias definições no dicionário. Seguem algumas:

Faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher. Independência: conquistar a liberdade. Estado oposto ao do cativeiro ou prisão: pôr um prisioneiro em liberdade; à escravidão: dar liberdade a um escravo; ao constrangimento: falar com inteira liberdade. Direito que alguém se arroga: tomar a liberdade de contradizer uma pessoa. Liberdade de consciência, direito de ter ou não uma crença religiosa ou filosófica. Liberdade individual, direito que tem cada cidadão de ir e vir sem restrição em todo o território nacional, de estar em segurança nesse território (principalmente de não ser privado de sua liberdade senão em certos casos, prescritos pela lei), de poder daí sair e aí reentrar. Liberdade natural, direito que o homem tem por natureza de agir sem qualquer constrangimento externo. Liberdade de opinião, de pensar, direito de exprimir cada um seus pensamentos, suas convicções. Liberdade de reunião, direito concedido aos indivíduos de deliberar sobre assuntos de sua preferência em um lugar franqueado a todos, sem necessidade de solicitar autorização prévia.

Quanto dinheiro é necessário para se dizer livre?

  • Sucesso.

Resultado feliz; êxito. Para alguns pode ser uma questão profissional: ser bem sucedido em uma carreira ou em um empreendimento.

Para outros pode ser atingir a independência financeira e colocar o pé na estrada sem preocupações.

  • Aposentadoria.

Ato de aposentar; estado do empregado ou funcionário (civil ou militar) que, tendo atingido certa idade, certo tempo de serviço ou por motivo de saúde, é posto em inatividade e passa a receber uma pensão; reforma (para militares).

Para mim, aposentadoria é um conceito mais amplo, não tem muito a ver com inatividade mas sim com opção. É quando o sujeito pode ir trabalhar se quiser.. Se estiver com vontade.

Decida como você prefere encarar esses termos chaves e que impacto isso vai ter no seu futuro financeiro. Por exemplo, se você acredita que a aposentadoria é o fim da existência provavelmente não está preocupado em chegar lá logo e tampouco não começou a pensar em acumular recursos para tal evento. Já se a aposentadoria significa o estado em que você pode escolher o que fazer como bem quiser provavelmente você já está correndo atrás dos recursos para chegar lá o mais cedo possível.

Conselho aos desavisados

Todas essas palavras são úteis para comunicação em massa justamente por terem um significado abstrato muitas vezes confundido com as convenções sociais. Seja cuidadoso, não se deixe condicionar a reproduzir um padrão social que pode não servir para você. Viva a sua vida, faça o seu próprio caminho.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu