Como já dividi aqui, no início do ano eu estabeleci 3 metas para perseguir em 2010. Agora que encerramos o segundo trimestre do ano, segue a atualização:
- Meta número 1: Perder peso. A meta para o ano é perder pelo menos 6kgs.
Resultados: No acumulado do ano, já perdi 3,4Kgs. Em relação a março quando fiz a primeira avaliação de como as metas estavam indo, perdi 1,4Kgs o que mostra uma clara desaceleração no progresso.
Ações implementadas: Entrei para uma academia com uma colega de trabalho o que se mostrou um fracasso. Desisti em apenas um mês. Tenho incluído treinos de caminhada de 2 a 3 vezes por semana e estou começando a evoluir da caminhada para a corrida.
Dificuldades enfrentadas: O mais difícil é manter o plano, especialmente a dieta. A academia próxima ao escritório foi realmente um desastre, mas tenho ido para esteira durante as viagens seja no próprio hotel ou próximo a ele. Quando o tempo permite, tenho acompanhado meu marido em seu treino ao ar livre no final de semana.
Plano para o resto do ano: Continuar com a dieta e ir para a academia.
- Meta número 2: Investir 20% da renda
Ações implementadas: Nesse trimestre diversificamos um pouco nossos investimentos e adquirimos dois apartamentos na planta para investimentos.
Resultados: Durante o semestre, investimos 33% da nossa renda líquida no período.
Dificuldades enfrentadas: Nos últimos 2 meses tive uma recaída consumista. Nosso volume de investimentos, apesar das aquisições dos apartamentos caiu em relação ao trimestre anterior. É realmente preciso ter força de vontade e paciência para sacrificar o consumo imediato.
Plano para o resto do ano: Manter os débitos automáticos e aumentar o volume de investimentos proporcionalmente ao aumento da renda.
- Meta número 3: Implementar um orçamento doméstico
Ações implementadas: Desenvolvi uma nova tabela dentro da planilha de controle financeiro que já utilizava.
Resultados: Nenhum. De novo!
Dificuldades enfrentadas: Desenvolver a ferramenta é o primeiro passo para implementar um orçamento doméstico. O orçamento só traz benefícios se ele serve como indicador para a tomada de decisões de consumo e o meu está bem longe de ser útil.
Plano para o resto do ano: Validar os dados incluídos na planilha de orçamento e incluir na rotina mensal a comparação do realizado versus orçado.