Se você cumpriu a tarefa número 1, agora você sabe onde está o seu dinheiro. Riqueza não é só uma função de quanto dinheiro você tem no banco. Para avaliar totalmente o seu estado financeiro, você precisa avaliar todos os seus ativos – seu carro, seus eletrônicos, sua mobília e tudo o mais. Muitas das coisas que você possui tem valor. Alguns exemplos de formas de identificar quais são os seus ativos e maximizar o seu retorno:
- Atente para programas de recompenses e milhagens. Use o cartão de crédito que lhe traz mais pontos. Tente concentrar suas viagens com a mesma companhia aérea (ou com a mesma aliança de companhias). Se não puder, tenha uma conta de milhagem de qualquer forma, você vai acabar ganhando um vôo de graça em algum momento.
- Faça seguro para as coisas de valor – jóias e ítens de coleção cujo valor seja alto e conhecido. Proteja seus ítens pessoais de dano ou roubo através de um seguro residencial.
- Compre os ítens não-tão-valiosos durante liquidações e sempre, mas sempre, pesquise preços. É impressionante a diferença que se pode encontrar indo de uma loja a outra.
- Lembre-se: Seu cérebro é de longe seu ativo não financeiro mais precioso. Use-o para procurar outras formas de melhorar seu estado financeiro.
Mais uma vez: registre tudo! Numa caderneta, num arquivo eletrônico, como quiser.
Amanhã tem mais!