Crie um orçamento.
Agora sue você já examinou com carinho os detalhes do seu quebra-cabeça financeiro (ou eu assim espero), é hora de começar a construir o modo mais eficiente para atingir as metas estabelecidas.
Criar um orçamento realista e administrável é essencial para atingir essas metas. Na maioria das vezes, todos sabemos quanto dinheiro ganhamos em um mês, também temos uma boa idéia das despesas recorrentes (aluguel, serviços públicos, financiamento do carro, etc).
Existem diversos recursos disponíveis para ajudar com o orçamento. Existe um número significativo de aplicativos para o seu smartphone disponível no mercado. Eu uso uma planilha de Excel. Não há um forma mais correta de orçamento, mas considere essas dicas:
- Primeiro aloque um valor para todas as suas despesas. Isso deve incluir aluguel, serviços básicos, pagamentos de dívidas. Todas as despesas, mesmo aquelas que acontecem uma vez por ano devem ser consideradas na proporção 1/12 no orçamento do mês.
- Em seguida comece a poupar, tanto para o longo prazo (aposentadoria) como para o curto prazo (fundo de emergência, metas de consumo).
- Separe uma verba razoável e fix a para você se presentear com o que quiser de tempos em tempos. Claro que só vale se presentear se cumprires o orçamento.
- Se o primeiro método não funcionar, não perca a coragem! Manter um orçamento é pessoal e pode ser muito difícil. Você talvez precise rever a alocação várias vezes até chegar no model que atenderá melhor as suas necessidades. Você é o encarregado da sua vida; seu orçamento deve ser uma fonte de conforto para você e não de stress.