No início do ano, estabeleci 3 metas para perseguir em 2010. Me parece adequado, avaliar o progresso em relação as metas estabelecidas periodicamente. Assim, já que encerramos o primeiro trimestre do ano, segue a minha primeira atualização:
- Meta número 1: Perder peso. A meta para o ano é perder pelo menos 6kgs.
Ações implementadas: Aderi a um programa de emagrecimento de 5 semanas com ajuda de especialistas (One Redux no One Spa) que incluiu 3 tipos de tratamentos estéticos e um plano de reeducação alimentar preparado por uma nutricionista.
Resultados: Perdi cerca de 2Kgs em pouco mais de 1 mês.
Dificuldades enfrentadas: A mudança da dieta é o mais difícil. Apesar do plano proposto não ser muito radical, estou tendo bastante dificuldade de seguir os horários e fazer todas as refeições previstas.
Plano para o resto do ano: Continuar com a dieta e ir para a academia.
- Meta número 2: Investir 20% da renda
Ações implementadas: De novo mesmo, não fiz nada. Mantive apenas os débitos automáticos para os investimentos seguindo a idéia de pagar os investimentos antes de qualquer outra coisa.
Resultados: Durante o primeiro trimestre, investimos 35% da nossa renda líquida no período.
Dificuldades enfrentadas: As contas do início do ano (IPVA, IPTU, anuidades profissionais) causaram um certo transtorno na previsão de investimentos no mês de janeiro. No entanto, os meses subsequentes permitiram compensar o efeito negativo.
Plano para o resto do ano: Manter os débitos automáticos e aumentar o volume de investimentos proporcionalmente ao aumento da renda.
- Meta número 3: Implementar um orçamento doméstico
Ações implementadas: Desenvolvi uma nova tabela dentro da planilha de controle financeiro que já utilizava.
Resultados: Nenhum.
Dificuldades enfrentadas: Desenvolver a ferramenta é o primeiro passo para implementar um orçamento doméstico. O orçamento só traz benefícios se ele serve como indicador para a tomada de decisões de consumo e o meu está bem longe de ser útil.
Plano para o resto do ano: Validar os dados incluídos na planilha de orçamento e incluir na rotina mensal a comparação do realizado versus orçado.