7 ações para quando as suas finanças estão uma bagunça

7 ações para quando as suas finanças estão uma bagunça

1. Obter uma visão clara das sua situação financeira atual.

Quão ruim é a situação? Você precisa saber exatamente onde está. Somente assim você pode estabelecer metas é um plano de ação razoável para sair do buraco.

2. Acesse e avalie.

Agora que você tem todos os números a sua frente, é a hora de descobrir onde estão seus maiores erros de consumo e qual dívida atacar primeiro. Algumas categorias a considerar:

• valores gastos em itens não essenciais como comer fora, roupas e entretenimento

• lista de dívidas

• taxas de juro em todas as dívidas

• despesas que podem ser reduzidas ou eliminadas como tv a cabo e celular

• economias possíveis nos itens essenciais como mercado e serviços (energia, etc)

3. Não entre no jogo da culpa.

Aceite a situação. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Você está aqui agora e você pode fazer o que é preciso para mudar a sua situação. Para ir adiante e fazer progresso real você precisa entender o que deu errado no passado para não persistir no erro. Lembre-se que o conceito de insanidade é fazer sempre a mesma coisa esperando um resultado diferente.

4. Estabeleça metas específicas e um cronograma.

Metas simplistas

• Estar livre de dívidas

• Pedir demissão

• Me aposentar

• Sair de férias

Metas melhoradas:

• Pagar todos os cartões de crédito

• Pedir demissão ano que vem

• Me aposentar aos 55 anos

• Viajar para a Europa no Inverno

Metas melhores ainda:

• Reduzir o endividamento em R$25 mil até 31 de dezembro de 2018

• Reduzir o orçamento em R$1,5 mil ao mês para ser capaz de pedir demissão até 30 de junho de 2019.

• Gerar renda passiva de R$10 mil e acumular R$2 milhões para me aposentar. Quero fazer isso antes do meu aniversário de 55 anos.

• Meu orçamento para as próximas férias é de R$10 mil. Preciso ter o dinheiro disponível até julho de 2018 já que pretendemos sair de férias em setembro.

Quanto mais específico e previsível for a sua meta, mais fácil montar um plano de ação para atingí-la. Seja muito claro. Inclua valores e datas. Não se preocupe se for entusiasta ou otimista.

5. Trabalhe de trás para a frente.

Agora que você tem metas específicas e um cronograma, você pode fazer o caminho inverso para determinar o que você precisa fazer no dia a dia para atingi-las.

Por exemplo, usando a primeira meta:

• Se pretende pagar uma dívida de R$25 mil em 12 meses, desconsiderando os juros você precisará pagar R$2.083,33 ao mês. Como você vai incluir esse montante no seu orçamento mensal? Mais uma vez seja específico. Por exemplo:

◦ eliminar a TV a cabo, por exemplo, pode trazer R$300 por mês

◦ reduzir o plano de celular

◦ planejar melhor as refeições e reduzir as idas a restaurantes

◦ aumentar a renda com uma segunda ocupação

◦ vender o carro por exemplo já liquidaria a dívida

Se você completou os passos 1e 2 acima, já estará a caminho de encontrar mais oportunidades de economizar para atingir suas metas. Depois de examinar cuidadosamente, suas metas parecerem inatingíveis, ajuste seu cronograma ou o seu orçamento. A pior coisa que você pode fazer é colocar muita pressão em si é desistir completamente.

6. Foco.

Foque na sua meta, esqueça o discurso multitarefa. Assim como começar uma nova dieta, mudar seus hábitos financeiros tem que estar à frente de seus pensamentos e de suas ações. Eu sei que parece exagero, mas até esses hábitos se tornarem naturais para você, eles precisam ser a sua nova obsessão. Com o passar do tempo, ficará mais fácil e você poderá dirigir suas atenção para outros objetivos.

7. Monitore os sucessos e os fracassos.

No passo #1, você criou uma figura da sua situação financeira naquele momento. Não termina aí. Você precisa continuar registrando todas as suas despesas. Somente assim você conseguirá ver o seu progresso. Lembre que cada passo adiante, não importa quão pequeno, deve ser celebrado. Não se preocupe tanto se em determinado mês não atingir a meta, procure por oportunidades para se recuperar no futuro e persista.

 

 

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