2013.29 – Regra geral para comprar a casa própria

Já escrevi muitas vezes sobre o dilema comprar x alugar a moradia. Não, esse artigo não vai debater sobre isso. A idéia aqui é resumir alguns indicadores para ajudar na decisão de comprar a casa própria. Essa orientação vem do que tenho lido e ouvido de alguns autores consagrados em finanças pessoais e está relacionada a avaliação de capacidade de pagamento. Em outras palavras, são indicadores para avaliar se a criatura pode pagar pela casa própria.

Existem muitas outras considerações a fazer ao adquirir uma casa como localização ideal, tamanho adequado, etc. Essas considerações não estão cobertas nesse artigo.

Então. De forma geral, uma pessoa estaria em condições de pagar pela casa própria se:

  • Possui um fundo de emergência equivalente a 8 meses de despesa considerando a prestação que terá que pagar pela casa;
  • Tem recursos para pagar 20% do valor do imóvel como entrada;
  • É capaz de absorver o valor da prestação considerando um financiamento imobiliário em no máximo 30 anos (15 seria melhor) com SAC (Sistema de Amortização Constante) e juros pré-fixados.
  • O valor mensal deve incluir seguro do imóvel e uma estimativa de manutenção.
  • Pretende morar nessa mesma casa por um período mínimo de 3 anos.

Essas considerações não se aplicam a imóveis para investimento é claro. Se você pretende comprar um imóvel como investimento, seja para revender ou para alugar, deveria considerar o retorno desse investimento na sua decisão.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.