2010 se aproxima

O final do ano se aproxima e me parece apropriado fazer um balanço do ano.. Primeiro, retomando as metas estabelecidas para 2009:

  1. Meta financeira para investimentos. Alcançada com louvor por volta de setembro. O excesso em relação a nossa meta inicial está sendo direcionado para a troca de carro no próximo ano.
  2. Formatura em Ciências Contábeis. Colei grau em 15 de setembro. Agora é aplicar para a prova do Cadastro Nacional dos Auditores Independentes – CNAI junto a Comissão de valores Mobiliários – CVM.
  3. Participar de uma corrida de 5 km. Em agosto, participei do Circuito Adidas em Porto Alegre. Meu tempo não foi dos melhores e depois disso tive uma série de problemas de saúde que acabaram prejudicando o lado saúde do ano. Essa meta será a minha prioridade em 2010.

Também é um bom momento para comparar o desempenho de 2009 em relação a 2008. Para isso vou utilizar a fórmula do equilíbrio financeiro que apresentei em artigo anterior. Relembrando como o método funciona, nossos recursos deveriam ser destinados na seguinte proporção: 50% para necessidades (Needs); 20% para investimentos (Savings) e 30% para consumo (Wants).  Segue os meus resultados de forma gráfica.

2009 pie chart

2008 pie chart

Acho que estamos de parabéns. Conseguimos mudar nossos hábitos e redirecionar recursos para os investimentos. E com vocês, como foi o resultado do ano? Atingiram as suas metas?

Nos próximos dias vamos planejar 2010. Vamos seguir a recomendação do Gustavo Gerbasi e dedicar um dia para a Faxina Anual.  Esperem pelo artigo compartilhando nossos resultados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.